Compota de cascas de limão siciliano

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de casca de limão siciliano, sem a parte branca, cortada em tirinhas finas
  • 2 xícaras de água
  • 1 xícara de açúcar (ou apenas 1/2 xícara de açúcar magro ou adoçante culinário)
  • 2 pedaços pequenos de canela em pau
  • 1 cravo da índia

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo por 40 minutos a 1 hora ou até as cascas ficarem macias, e a calda, mais espessa. Mexa de vez em quando. Após os primeiros 40 minutos, experimente (esfrie um pouco antes) e, caso esteja secando, mas as casquinhas ainda estiverem firmes, coloque mais 1/2 xícara de água  e aguarde o ponto de geléia.

DICA: Retire o máximo da parte branca da casca para que a compota não fique amarga. E tenha muito cuidado ao mexer, pois a calda fica extremamente quente e você não quer ganhar uma queimadura de segundo grau.

DICA1: Coloque em vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça pra baixo em pano de prato limpo). Tampe e espere esfriar para guardar na geladeira.

DICA2: Você pode usar como geléia em pães, com iogurte parfait e panquecas ou como calda de sorvete. Fica bom também com carnes grelhadas ou em molho de salada. Se você esquentar e colocar sobre um pedaço de queijo brie, fica uma entrada deliciosa.

Fonte: Cozinhando para 2

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam