6 incríveis benefícios do marmelo para a saúde

O marmeleiro (Cydonia oblonga), é uma árvore que produz fruto marmelo. Muitas pessoas ainda não têm conhecimento dos benefícios do marmelo e as formas de consumi-lo. No entanto, após conhecer seus vários benefícios à saúde, garanto que vão se interessar mais por essa fruta e passar a comê-la com mais frequência.

Em alguns países como Portugal, o marmelo é consumido cru, porém, a marmelada é seu método de consumo mais comum. O marmelo tem uma polpa amarela, dura e áspera, e geralmente, é consumido em forma de doce, principalmente por seu elevado teor de pectina, que dá um sabor especial para os doces, compotas e conservas.

Benefícios do marmelo para a saúde

1 – Ajuda a hidratar

Em primeiro lugar, quanto à composição e valor energético do marmelo, observe que esta fruta tem um elevado teor de água e, por sua vez, é uma baixa caloria (cerca de 25 kcal por 100 g). Por isso, se torna uma boa maneira de manter-se hidratado, mesmo estando em dieta.

2 – Ajuda na digestão

O marmelo é uma boa fonte de fibras solúveis, pectinas e mucilagens, que ajudam na digestão dos alimentos. Portanto, o consumo de marmelo pode prevenir a desidratação em casos de vômitos e também é indicado para tratar outras doenças estomacais.

3 – Controla o colesterol

O consumo desta fruta é também recomendado para pessoas que tendem a ter altos níveis colesterol, uma vez que é rica em fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol no sangue.

4 – Combate o ácido úrico

Entre os benefícios de marmelo, também ressalta-se a sua contribuição de ácido málico, que é o que lhe confere o gosto amargo, esta característica pode ser utilizada para neutralizar os níveis elevados de ácido úrico.

5 – Trata a diarreia

Seu alto teor de um antioxidante, chamado tanino, faz com que essa fruta seja adstringente, o que torna seu consumo apropriado para tratar a diarreia, principalmente suas sementes.

6 – Rico em potássio

Também é importante notar que o marmelo é um dos alimentos ricos em potássio que podemos incorporar em nossa dieta para proteger nossos músculos, prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

Mais informações

Apesar de pouco conhecido, o marmelo pode ser um grande aliado para a saúde, promovendo vários benefícios para o organismo. O consumo do marmelo em doces ou compotas, deve ser feito de maneira moderada por pessoas que sofrem de diabetes.

Fonte: Dicas sobre saúde

 

Compota de cascas de limão siciliano

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de casca de limão siciliano, sem a parte branca, cortada em tirinhas finas
  • 2 xícaras de água
  • 1 xícara de açúcar (ou apenas 1/2 xícara de açúcar magro ou adoçante culinário)
  • 2 pedaços pequenos de canela em pau
  • 1 cravo da índia

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo por 40 minutos a 1 hora ou até as cascas ficarem macias, e a calda, mais espessa. Mexa de vez em quando. Após os primeiros 40 minutos, experimente (esfrie um pouco antes) e, caso esteja secando, mas as casquinhas ainda estiverem firmes, coloque mais 1/2 xícara de água  e aguarde o ponto de geléia.

DICA: Retire o máximo da parte branca da casca para que a compota não fique amarga. E tenha muito cuidado ao mexer, pois a calda fica extremamente quente e você não quer ganhar uma queimadura de segundo grau.

DICA1: Coloque em vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça pra baixo em pano de prato limpo). Tampe e espere esfriar para guardar na geladeira.

DICA2: Você pode usar como geléia em pães, com iogurte parfait e panquecas ou como calda de sorvete. Fica bom também com carnes grelhadas ou em molho de salada. Se você esquentar e colocar sobre um pedaço de queijo brie, fica uma entrada deliciosa.

Fonte: Cozinhando para 2