Se você comer grãos variados frequentemente, terá garantido um super estoque de proteína, nutriente muito importante para manter a constituição e a manutenção dos tecidos corporais. Além disso, as proteínas transportam oxigênio e vitaminas para o corpo todo.
De maneira geral, os grãos podem ser consumidos em sua forma integral ou processada. Os integrais, como o próprio nome diz, são aqueles encontrados em sua totalidade, ou seja, sem que sua composição original seja alterada. O grão integral é formado por três camadas, que fornecem diferentes nutrientes e igualmente importantes. Já os refinados, como o tradicional arroz branco, são formados apenas por uma destas camadas.
As camadas que formam os grãos são:
• Farelo: rica em fibras e vitaminas do complexo B.
• Endosperma: rica em carboidratos, proteínas e algumas vitaminas do complexo B. É a única parte que continua presente no grão refinado.
• Gérmen: rica em vitaminas do complexo B, proteínas, antioxidantes e outros nutrientes.
Isso quer dizer que os cereais integrais, que possuem todas as camadas, possuem maior valor nutritivo do que os refinados. Por isso, sempre que possível, é bom optar pelos integrais! Alguns estudos também mostram que o consumo de cerais integrais pode estar relacionado com menor IMC (índice de massa corpórea), gordura abdominal e circunferência de cintura. Ou seja, além de melhorar a qualidade da sua dieta, deixando-a mais saudável e aumentando sua saciedade, ao consumir cerais integrais você ainda pode ganhar uma ajuda pra perder aqueles quilinhos extras!
Mas lembre-se que isso só irá acontecer se a sua alimentação estiver equilibrada de maneira geral. Os cereais são alimentos muito versáteis e combinam com diversas preparações nos mais variados momentos do seu dia. Um cereal matinal integral no leite pode muito bem fazer parte do seu café da manhã, bem como o arroz integral no almoço. Além disso, você pode fazer uma preparação levando algum ingrediente integral, como a farinha integral, por exemplo.
Quando for ao supermercado, observe as opções das prateleiras. Cada vez mais aparecem novas opções de grãos integrais e produtos que utilizam este tipo de ingrediente em sua composição. Mas não se esqueça: Fique sempre de olho nos rótulo dos alimentos para garantir uma boa qualidade nutricional!