Frapê de Coco

Ingredientes:

  • 4 bolas de sorvete sabor coco
  • 6 cubos de gelo
  • Açúcar a gosto
  • Coco ralado para decorar
  • Opcionais para decoração: Calda de sorvete e canudinho de chocolate

Modo de fazer:

Leve o copo que você irá servir o frapê à geladeira. Para preparar o frapê, bata no liquidificador, em velocidade alta, o sorvete e o gelo até ficar espumoso. Se necessário adicione o açúcar e bata mais um pouco. Feito isso, retire o copo da geladeira e disponha o frapê no copo, espalhe coco ralado por cima e sirva em seguida.    Obs.: Caso deseje embelezar a decoração, despeje a calda de chocolate nas laterais e deixe escorrer, antes de dispor o frapê no copo e decore com o coco ralado e o canudinho de chocolate.

Curiosidade: 

Você sabia que, para ter certeza de que o coco está bom, basta bater em sua casca com uma moeda? Se o som for estridente, significa que ele está fresco. Se o barulho for oco, é sinal de que a fruta está estragada.

Abacaxi

Abacaxi

O abacaxi é um fruto de regiões tropicais e subtropicais, de grande aceitação em todo o mundo, quer ao natural, quer industrializado, agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato. Por essas razões e por ter uma “coroa”, cabe-lhe por vezes o codnome de “rei dos frutos”, que lhe foi dado, logo após seu descobrimento, pelos portugueses. O fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado. Em culinária pode ser utilizado como um poderoso amaciante de carnes. Habitualmente usa-se a polpa da fruta, mas seu miolo e as cascas podem ser aferventadas para produção de sucos. O abacaxi é considerado o símbolo da hospitalidade. Para os povos antigos, colocar um abacaxi do lado de fora das casas é sinal de que visitantes são bem vindos.

O abacaxi pode ser consumido ao natural ou industrializado, sob a forma de fatias ou pedaços em calda, pedaços cristalizados, passa, picles, suco, xarope, geléia, licor, vinho, vinagre, aguardente. Todavia, os principais produtos são as fatias ou pedaços em calda e o suco. Com o suco do abacaxi podem ser preparados refrescos, sorvetes, cremes, balas e bolos. Como subprodutos da industrialização do abacaxi, obtém-se álcool, ácido cítrico (citrato), ácido málico, ácido ascórbico (vitamina C), bromelina (enzima que entra na composição de diversos medicamentos) e rações para animais; do restante da planta, são aproveitados industrialmente as fibras e o amido. O suco do abacaxi contém cerca de 12% de açúcar e 1% de ácidos orgânicos (principalmente ácido cítrico); é considerado boa fonte de vitaminas A e B1, bem como razoável fonte de vitamina C.

No Brasil, a variedade mais plantada é a Pérola (conhecida no exterior como do grupo Pernambuco), que produz fruto de polpa amarelo-pálida, quase branca, de sabor bastante doce e de baixa acidez; as folhas têm as margens armadas de espinhos.